domingo, 23 de outubro de 2022

Nota de Pesar

 


PROF. MARCOS ELIANO TAVARES RIBEIRO

14/01/1954 

*

22/10/2022

 

                               “Costumo dizer que o amanhã vai ser melhor do que hoje.

Sou muito otimista. Vejo o futuro muito bonito.

 Não consigo enxergar feiura no futuro porque

quem vê o feio fica feio também.

Vejo sempre a possibilidade de a gente

contribuir por onde passa.”

Marcos Eliano

 

                                               O Instituto Cultural do Cariri , hoje, despertou com a trágica notícia do encantamento prematuro  do nosso querido diretor Marcos Eliano. Nascido em Mauriti, no Sítio São Miguel, Marcos era filho do casal Sr. Edson e D. Sinhá, o penúltimo  de uma família típica nordestina com catorze rebentos. Vivendo as atribulações e inseguranças  tão vívidas no semi-árido, Marcos iniciou seus estudos numa escolinha em Mauriti, migrando, depois para Brejo Santo , já no científico, para o  Colégio Estadual Balbina Viana Arraes. Dali mudou-se para Escola Agrícola Federal de Lavras da Mangabeira, em internato, onde tinha o sustento garantido, sem maiores dificuldades. Com ajuda de uma Mecenas, partiu, depois, com um amigo, para João Pessoa, onde fez o exitoso vestibular para Administração, na turma do segundo semestre. Teve, no interregno, de fazer um pé de meia, trabalhando num escritório de representações em Porto Alegre. Na volta, para sustentar-se na capital paraibana, fez concurso para o  Bandepe . Formado, retornou ao Crato , tornando-se professor nos Colégios Santa Teresa e Wilson Gonçalves, na Faculdade de Filosofia do Crato e, depois, na Universidade Regional do Cariri. Teve um casamento dos sonhos com D. Ângela , de onde vieram os filhos Diego e Caroline. Como profissional da Administração galgou, rápido, os mais importantes postos : Presidente do Conselho de Administração do Ceará, Conselheiro do Conselho Federal de Administração, , Vogal da Junta Comercial no Estado do Ceará, Conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa, Conselheiro Fiscal da CAGECE.  Em 19 de Abril de 2019 foi empossado na Cadeira número 13, da Seção Letras, que tem como patrono Antonio Martins Filho e teve somo seu antecessor o prof. Plácido Cidade Nuvens. Em 1995, Marcos Eliano publicou o livro “Reinventando o Município”. Na gestão atual e anterior do nosso Instituto, ele trabalhou como atuante diretor da nossa instituição. Na vida acadêmica foi Coordenador dos Cursos de Ciências Econômicas/URCA, Especialista em Planejamento Estratégico pela PUC de MG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB.  Foi consultor de incontáveis Câmaras Municipais e Secretário de Administração de municípios como Missão Velha e Brejo Santo. Marcos Eliano lega à posteridade muitas lições além daquelas que ministrou na sala de aula: um exemplo de força em vencer as amarras que a vida nos impõe; a arte de fabricar e manter amigos; a certeza de que a melhoria do mundo é uma extensão da fortaleza e amor da família; que  com ética e otimismo é possível se construir um país melhor. A família ICC une-se aos seus neste momento de dor e ansiedade.  Que a sua travessia pelas paragens celestiais tenha a leveza e a tranquilidade com as quais você atapetou sua passagem terrestre.

 

J. Flávio Vieira

Presidente do ICC

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

NOTA DE PESAR

 


OSWALDO ALVES DE SOUSA

07/02/1929   19/10/2022

 

“Jornalismo é a arte de sintonizar o mundo às pessoas.

Williane Silva

 

O Instituto Cultural do Cariri junta-se, hoje, a todos caririenses na tristeza e desapontamento pela partida do nosso sócio Oswaldo Alves de Sousa. Ele ocupava a cadeira 25, da Seção Letras , que tem como patrono o radialista João de Medeiros Ramos.  Nascido em Crato em 07/02/1929, filho de Jorge Lucas e Isabel Alves de Sousa, o menino Oswaldo brotou de uma família intensamente ligada à Cultura caririense. Irmão de José Newton Alves de Sousa, um dos mentores da URCA; de José Nilo, uma lenda da odontologia do sul cearense; do professor Dailton ,  da professora Nilzinha, uma espécie de anjo celestial que escapou e veio bater à terra. Cursou ele seus estudos em Crato, na Escola da profa. Cezídia Rocha, sua parenta e, depois, no Colégio Santa Inês, sob a batuta da profa. Lourdinha Esmeraldo e, por fim, no Colégio Diocesano. Com uma vocação natural ao jornalismo, Oswaldo Alves fundou ainda adolescente, no final da década de 1940, o jornal Ecos da Semana  (1947-1954). Em 1953, editaria  o tablóide Folha da Semana, na comemoração do centenário do Crato, numa edição especial com mais de 100 páginas e, em 1965, a Revista do Bicentenário ( 1965-1970). Nos anos 70, traria a lume a mais importante Revista, de cunho jornalístico, do Cariri,  a “Região” que cobriria a vida cotidiana da sua terra, em trinta edições,  no período de 1971-1988. Seu faro publicitário o faria instalar a primeira empresa de propaganda volante do Crato, a Organic Publicidades, em 1965. Oswaldo se voltaria, ainda, para política, sendo vereador do Crato (1959-1963), além de Secretário de Administração Pública em duas gestões e Diretor da Biblioteca  Pública Municipal desta cidade e ainda diretor social do Crato Tênis Clube e Grangeiro   e foi o fundador da Sociedade Pró-Melhoramento do Bairro Alto da Penha. Tornar-se-ia ainda profícuo cronista e colaborador de rádios cratenses. Oswaldo era casado com a Sra. Maria Nailde Costa Alves de Sousa e deixa os filhos: Ricardo, Verônica, Carlos Augusto, Joana D´Arc, Oswaldo Filho e Cláudia.

                   Durante sua longa e dedicada vida intelectual, Osvaldo Alves legou livros seminais da memória regional caririense como: “Combatendo pelo Crato”, “Tipos e Ditos Populares do Crato de ontem e hoje”.  O Instituto Cultural do Cariri  em meio à dor da perda, une-se à família Alves de Sousa  na certeza de que nos ficam a memória e as lições de uma    longa e profícua vida.

 

Crato, 19 de Outubro 2022

 

J. Flávio Vieira

Presidente do ICC

                  

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Reunião da Diertoria do ICC - 10 de Outubro de 2022

 


O ICC esteve reunido em 10/10/2022 , a sua diretoria, na sede do Instituto, de modo presencial com fins de deliberar sobre pauta preestabelecida. Estiveram presentes os diretores:  Allan Bastos, J. Flávio Vieira, Fabiana Vieira, Claude Bloc , Marcos Cunha , Roberto Jamacaru e Cileide Araújo. Discutimos pontos relevantes ligados diretamente à programação do segundo semestre, em geral bem atapetada de eventos. No momento foi apresentada a instalação de 08 Extintores, com devida sinalização de emergência e luzes de emergência,  espalhados pelo prédio, medidas de segurança imprescindível para o funcionamento da instituição, conseguida através de verbas da nossa Festa Italiana.  

 


 

46º Colóquio de Sabedoria do ICC - 21/09/2022 - Virgílio Arraes


 O ICC promoveu, no dia 21 de Setembro de 2022 o seu 46º Colóquio de Sabedoria em comemoração ao Bicentenário da Independência. Foi palestrante o professor Virgílio Caixeta Arraes, cratense e membro do ICC. Virgílio é professor da UNB. Participou na moderação dos trabalhos o professor Carlos Rafael Dias, da URCA e também confrade do nosso Instituto. em torno de 30(trinta) participantes estiveram conosco na sala virtual. Os trabalhos foram abertos por J. Flávio Vieira, presidente da instituição e, após a fala do cerimonialista Huberto Cabral, o prof Virgílio fez pausada e interessante avaliação sobre a Independência e seus desdobramentos, por cerca de sessenta minutos. Seguiu-se  um acalorado debate entre os participantes, finalizando com um animado pós-colóquio.






 

 

 

Comemoração ao Dia da Síndrome de Down - 22 de Março de 2025

  O Crato Tênis Clube, o Instituto Cultural do Cariri e o a Associação Cromossomos do Amor irmanados no Fortalecimento das políticas de incl...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará