quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Lançamento do livro de Flávio Morais - "Rastros Sombrios"

Em 13/11/2019, no Auditório do ICC, aconteceu o lançamento do livro de Flávio Morais, membro do sodalício, intitulado "Rastros Sombrios". Teve como apresentador Armando Rafael. Presidiu a mesa o atual presidente, J. Flávio Vieira e exerceu a função de cerimonialista o segundo tesoureiro da instituição, Jorge Emicles Pinheiro. Solenidade contou com ampla plateia de amigos, colegas e admiradores do escritor Flávio Morais. Abaixo, fragmento da apresentação do prof. Armando Rafael.

 Sobre o livro “Rastros Sombrios”

     " Nesta obra, o protagonista é o magnânimo Imperador Dom Pedro II. Os coadjuvantes, Cristóvão e Elise, um casal de namorados. Existem centenas e centenas de livros escritos sobre Dom Pedro II. Parece, pelo visto, que o “Monarca dos Trópicos” se constitui num manancial inesgotável, pois quando se pensa que o filão exauriu, eis que Flávio Morais surge com este “Rastros Sombrios”, adentrando em novo contexto ainda não explorado, dentro da multifacetada personalidade daquele que passou à História como “O Maior dos Brasileiros”. Aliás, Flávio Morais assim escreveu na página 26 desta obra:

“Dom Pedro II era um intelectual. Sempre procurou registrar cada detalhe do seu dia a dia, como governante, viajante ou estudioso. Sabia da importância que os relatos teriam no futuro, para o entendimento do seu governo e do próprio Brasil. Ao todo ele escreveu 43 cadernetas. Atualmente, esses diários fazem parte do Museu Imperial, em Petrópolis, e estão disponíveis ao público, até pela Internet. Em 2010, os diários escritos por Dom Pedro II foram considerados Memorias do Mundo pela Unesco”.

       “Laços Sombrios” aborda um assunto até agora inexplorado: o interesse do Imperador Pedro II, pela hipnose.  A "Hipnose" (palavra que vem do grego hipnos = sono + osis, do latim = ação ou processo) foi introduzida na medicina pelo médico e pesquisador britânico James Braid, nascido em 1795 e falecido em 1860. Braid inseriu essa novidade nos tratamentos médicos, acreditando que essa espécie de sono induzido levaria o paciente a facilitar ao médico–hipnotizador, as informações necessárias para formar o diagnóstico do doente, sem que este se opusesse ao que lhe fosse perguntado. 


       Essa novidade logo chegou a um dos centros médicos mais avançados da Europa: a cidade de Paris. Sabemos que Dom Pedro II tinha entre seus médicos, o renomado clínico francês Jean Charcot. Profissional da escola de Salpetriére, da capital francesa. Charcot foi professor de Freud e estudou os efeitos da hipnose em pacientes à época chamados “histéricos”. Nos seus últimos meses de vida, Dom Pedro II frequentou a escola de Salpetriére, onde se praticava a hipnose. Esta a temática principal deste novo livro de Flávio Morais, desenvolvida com talento e riqueza de detalhes. 


          Pelo que li neste “Rastros Sombrios”, e pelo que conheço da vida de Dom Pedro II, Flávio Morais inseriu – neste livro – cerca de 90% de fatos reais da vida do admirável Imperador brasileiro. E fê-lo, como consta na capa do anverso: “Com desenvoltura entre a ficção histórica e o thriller policial, onde os últimos momentos do imperador ganham vida, cor e rastro”. Mas não só. Uniu com maestria, os fatos verídicos à pequena parte romanceada, conferindo à obra uma linguagem detalhista, escrita com clareza, e num palavreado simples, que torna agradável a leitura.  


         Dir-se-ia que ao escrever sobre este fato pouco divulgado da vida de Dom Pedro II, Flávio Morais resgata da memória do magnânimo imperador um lance pouco conhecido do monarca, um fato inexplorado pelos biógrafos do Imperador. 


       O autor deste livro dá ênfase, com riqueza de subsídios, à visão de futuro de que era possuidor  o Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil (como era denominado Dom Pedro II na Constituição Imperial de 1824, a que mais durou dentre as 7 constituições que nosso país já teve, sendo as outras 6 produzidas só nos 130 anos de República). Dom Pedro II era um curioso das novidades cientificas da sua época.  O que fazia parelha ao seu reconhecido êxito nas iniciativas nos campos político e administrativo. Hoje, é unanimidade, entre os bons historiadores, que a pessoa do Imperador Dom Pedro II foi o principal fator de união na sociedade brasileira no século XIX.  Não fora ele, ao invés do país continental que temos hoje, o Brasil teria se fragmentado em diversas republiquetas insignificantes, a exemplo do que ocorreu na América Central."


Texto Completo no Blog : 
 http://caririhistoria.blogspot.com/2019/11/lancado-o-livro-rastros-sombrios-do.html?m=1









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posse de Dodora Guimarães no ICC - 23 de Agosto 2024

 No dia 23 de Agosto de 2024 tomou posse no ICC a curadora e gestora cultural Maria Auxiliadora Guimarães Esmeraldo Dodora Guimarães na Cade...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará