sexta-feira, 31 de julho de 2020

Vº Colóquio de Sabedoria o ICC - 30/07/2020

O Instituto Cultural do Cariri realizou neste 30/07/2020 o seu Vº Colóquio de Sabedoria com a conferência proferida pelo Dr. Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto : "Seus Direitos na Pandemia". O conclave contou com mais de quarenta participantes, por teleconferência, se estendendo de 19:00h às 21:30 h. Estiveram presentes vários sócios do ICC, além de incontáveis convidados do Cariri e de outras plagas. Presidiu a mesa o Dr. José Flávio Morais e coube ao Dr. Heitor Feitosa Macedo a moderação. Após a palestra estabeleceu-se um interessante debate entre os presentes. A trilha sonora coube à violonista caririense Tâmara Lacerda Fidelis e seu virtuosismo.


Dr. Jorge Emicles









Dr. José Flávio Morais na presidência



Tâmara Lacerda ao violão


Dr. Heitor Feitosa na moderação

sexta-feira, 24 de julho de 2020

XVI Reunião ICC/2020 em 23 de Julho de 2020

A Diretoria do ICC realizou, nesse dia 23 de Julho , por teleconferência, a sua XVI Reunião, contando com a presença dos diretores ( 10 ) : J. Flávio Vieira, Émerson Monteiro, Marcos Cunha, Fabiana Vieira, Claude Bloc, Fátima Mendes, Laice Lacerda, Carlos Rafael, Paulo de Tarso, Cileide Araújo. Com pauta previamente apresentada , discutiram-se questões relacionadas, aos Colóquios passados e futuros, desdobramentos da Lei Aldir Blanc e a confecção do LGP e da Revista Itaytera ( em fase de correção e diagramação). A reunião, encetada às 19 h,  encerrou-se por volta das 9:20 H


quinta-feira, 23 de julho de 2020

Adeus ao poeta !



MESTRE LUCIANO CARNEIRO DE LIMA 
( 1942-2020)

“E eu trabalho: penso, escrevo,
 invento, na Poesia,
crio histórias para os outros,
 espalho alguma alegria,
espanto a treva do Mundo
que em meu sangue se alumia
 dou beleza ao crime e ao choro...
É pouco, mas tem valia! “
Ariano Suassuna

Foram 78 anos. Nascido na Paraíba, de família humilde e de poucas posses, sem tempo e recursos para sentar em bancos de escola, cedo Luciano Carneiro de Lima descobriu que eram muitas as amarras que lhe prendiam ao chão. E, prematuramente,  idealizou: só a Arte tinha os poderes de lhe  proporcionar asas e brevê de voo. Viu, ainda menino , como Patativa,  “um diluve de rima /caindo pro riba da terra”. Aos 16 anos, adotou o Crato como sua terra, certidão do novo nascimento que anos depois teria a firma reconhecida pela Câmara Municipal . A busca pelo pão diário levou-o trabalhar como carroceiro, agricultor, vigia, mas seus olhos fitavam ao longe o manjar do espírito. A poesia terminou por preencher toda a larga mesa que convidava a todos para os banquetes e saraus das divas e de Dionísio. Como ele mesmo profetizara:


“Eu não tive vocação / Pra diácono nem vigário / Tornei-me então um poeta
Não muito extraordinário / Mas sou com muita alegria / No campo da poesia
Um verdadeiro operário”

Meia centena de cordéis publicados, incontáveis poemas recitados com os recursos teatrais da oralidade, Luciano carregava consigo os segredos mais íntimos da poesia: a linguagem escorreita, o humor fino e dosado, a forte temática social,  a fina ironia e a rima solta e , de tão natural, quase necessária e imperceptível. O reconhecimento do seu povo fluiu tão espontânea como seu verso: tornou-se Mestre da Cultura Popular do Ceará em 2008, fez-se um dos fundadores da Academia dos Cordelistas do Crato ( 1991) e ocupava a Cadeira Número 3, da Seção Folclore , do nosso Instituto Cultural do Cariri, sob a proteção do icônico Mestre Elói Teles. O Mestre amava tanto as musas do Olimpo como as terrestres e junto com os versos deixa sobre a terra treze filhos e uma chusma de netos e bisnetos.
                                   Nestes últimos dias, nosso Luciano, a contragosto, aprendeu que Poesia e Alegria rimam também com Agonia e Pandemia. Hoje, partiu na viagem de volta. Deixou , como o cometa que ora cruza os céus, seu rastro luminoso no nosso horizonte. Ficam seus versos, seu olhar poético para um mundo cada vez mais cartesiano e a certeza de que por mais fortes e tenebrosos que sejam os grilhões sempre é possível alçar voo com as asas da Arte ! “Espantou aquela treva do mundo , que no seu sangue se alumia ! Deu beleza ao crime e ao choro ! É pouco ? Mas tem Valia !”


 Instituto Cultural do Cariri

Nota de Pesar

O Instituto Cultural do Cariri vem, de público, revelar sua profunda consternação, pela perda de um dos seus mais queridos e preciosos membros: José Bezerra Sobrinho, conhecido por toda a cidade por  "Kubitschek" . Nascido em 23/06/1939, numa noite de São João, Kubitschek , de origem humilde, envolveu-se nas lides rurais, como seus antepassados. A luta diária não o permitiu progredir muito nos estudos formais que chegaram um pouco além das fronteiras do ensino fundamental. Galgou, depois, os degraus do  funcionalismo,   como auxiliar administrativo do Colégio Estadual Wilson Gonçalves. Ali conviveu com várias gerações de alunos de Escola Pública, mostrando-se sempre doce e compreensivo nas suas melindrosas  funções de ajudar na disciplina de uma leva imensa de alvoroçados adolescentes. Todos os que conviveram com ele têm na lembrança uma leveza e tranquilidade quase que monásticas na condução das suas funções. Amante da política,  esteve à frente de inúmeras campanhas eleitorais junto ao então PSD . Era um pessedista de larga estirpe,  o que terminou por marcar o seu sobrenome, definitivamente, na campanha que levou Juscelino Kubitscheck ao poder, no final dos anos 50. Aposentado, Kubischeck , visionariamente, passou a divulgar e comercializar as produções literárias do Crato, de porta em porta, fazendo-se um verdadeiro missionário da literatura no Cariri. No fundo, intuitivamente, percebia a importância da Cultura e Educação e queria levar às novas gerações parte daquilo que a dureza da vida terminou por lhe roubar. Esta atitude o fez ingressar como Sócio Benemérito no Instituto Cultural do Cariri em 2018, uma justa homenagem do colegiado aos seus profícuos e apostólicos trabalhos por tantos e tantos anos. Ontem, esse disseminador de livros partiu para outros páramos, talvez não tenha percebido, mas ele mesmo escreveu, com tintas de vida, um história e um roteiro dignos dos melhores livros já publicados. 

Foto: Wilson Bernardo

quinta-feira, 16 de julho de 2020

IV Colóquio de Sabedoria - Chico José

Neste dia 15/07/2020 o ICC promoveu o seu IV Colóquio de Sabedoria , por teleconferência, tendo como palestrante  o jornalista cratense e membro do Instituto Francisco José de Brito.




Presidiu a Seção o também jornalista Antonio Vicelmo , uma lenda do Rádio cearense. 





Como moderadora atuou a jornalista Elizângela Santos, presidente da Regional do Sindicato dos Jornalistas do Ceará  e atual Secretária de Comunicação de Juazeiro do Norte. 





Esteve ainda na organização dos trabalhos o jornalista Huberto Cabral que apresentou toda uma agenda histórica dos atuais momentos e em épocas pretéritas, lembrando a comemoração neste mês dos 165 anos da fundação do Jornal "O Araripe" em Crato, pelo jornalista João Brígido, patrono da cadeira ocupada dor Francisco José.



 A trilha musical do evento foi executada pelo músico Fábio Eugênio, da Vila da Música, que apresentou o tango "Por una Cabeza",  e "Rosa" de Pixinguinha.


Estiveram presentes em torno de 70 participantes advindos de inúmeros recantos do país: João Pessoa, Natal, Recife, Brasília, Fortaleza, Caririaçu, Barbalha, Crato, Juazeiro que, atentamente, acompanharam o desenvolvimento do tema pelo ilustre conferencista. José Flávio Vieira atuou como facilitador. Vários membros do ICC e da Diretoria estiveram presentes entre estes: Laice Almeida, Carlos Rafael, Cileide Araújo, Marcos Cunha, Paulo de Tarso, Fátima Mendes, Fabiana Vieira, Jorge Emicles, Huberto Cabral.





Após a palestra e as palavras de moderação, estabeleceu-se um acalorado debate sobre a questão, refletindo sobre o atual momento do país que convive com uma epidemia sanitária e uma outra política. 


Wilton Dedê - Secretário de Cultura de Crato



Cileide Cunha da Diretoria do ICC


 Heitor Brito - Membro do ICC
 Joaquim Pinheiro de Recife

Marcos Cunha - Vice- presidente do ICC

Paulo de Tarso do ICC




Allan Bastos do ICC e responsável pelo registro fotográfico do evento







 Fátima Mendes do ICC





 Fabiana Vieira - ICC


 Anilda Figueiredo do ICC e Academia dos Cordelistas de Crato






sexta-feira, 10 de julho de 2020

Reunião da Comissão Editorial da Revista Itaytera

A Comissão Editorial da Revista Itaytera reuniu-se , virtualmente, no dia 09 de Julho de 2020, com fito de deliberar sobre encaminhamento da Edição 49, deste ano de 2020. Estiveram presentes os membros: Carlos Rafael Dias, José Flávio Vieira, Marcos Cunha , Émerson Monteiro e Armando Rafael.Terminado o prazo para entrega de artigos em 30 de Junho, o Secretário Carlos Rafael Dias entregou à Comissão uma pré-diagramação da Revista que será encaminhada ao diagramador escolhido, por unanimidade: Alfredo Temóteo. Revisão encaminhada a Claude Bloc e Fabiana Vieira. Estabeleceram-se prazos para revisão-diagramação ( 30/07) e encaminhamento para impressão em torno de 15 de Agosto. Discutidas ainda proposta para capa e vias de patrocínio. 


sexta-feira, 3 de julho de 2020

XV Reunião Ordinária do ICC - 02/07/2020

O Instituto Cultural do Cariri reuniu sua diretoria, no dia 02 de julho de 2020, de forra virtual, com o fito de deliberar sobre pauta preestabelecida. Estiveram presentes os diretores ( 10) : Carlos Rafael Dias, Jorge P. Paes Barreto, Allan Bastos, Laice Almeida, Fátima Mendes, Émerson Monteiro, Marcos Cunha, Cileide Araújo, José Flávio e  Fabiana Vieira. Realizada avaliação da Revista Itaytera 2020, avaliação dos eventos anteriores ( São João e Colóquio); possibilidades de aumento de recursos da entidade com a Lei Aldir Blanc e destinação através do IRF, dentre outros assuntos relevantes. O conclave teve a duração de mais de duas horas









Fotos : Allan Bastos

Natal do ICC - 19/12/2023

    O ICC comemorou seu Natal de forma festiva no Restaurante Monarca, em Crato, na noite de 19/12/2023, com a presença de mais de trinta só...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará