quinta-feira, 22 de outubro de 2020

XI Colóquio de Sabedoria ICC - 21/10/2020


 O Instituto Cultural do Cariri promoveu, neste dia 21 de outubro, o XI Colóquio de Sabedoria, com o multi-artista Luiz Carlos Salatiel. O Colóquio versou sob o tema: "Festivais da Canção do Cariri - 50 Anos : O Tropicalismo passeia na Chapada". O conclave foi presidido  pelo prof. José Nilton Figueiredo e teve na moderação o prof. Roberto Marques da URCA. Trabalhou nas funções de Secretaria Carlos Rafael Dias.  Mais de 35 pessoas estiveram presentes na sala, após o que estabeleceu-se interessante debate com a mesa. Entre ex participantes de festivais contamos com a valiosa presença de Jefferson Albuquerque, Luciano Vieira e J. Flávio Vieira, além de Pachelly Jamacaru que executou a trilha sonora do encontro com duas apresentações. A Música "Grito de Uma Geração", do primeiro Festival, e "Por aqui, mais longe", do último. 
 














 


quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Aviso !

 


A Revista Itaytera nº 49 ( Editora Província- 240 pgs), lançada no último sábado, 17, já está disponível para aquisição aos interessados. A primeira fornada esgotou-se rapidamente.
Preço R$ 30,00
Onde encontrar ?
1- Banca de Roberto , vizinho ao Bradesco da Siqueira Campos, no Calçadão
2- Através da Livraria Cariri ( Virtual) . Pedidos: https://www.instagram.com/livraria.cariri/?hl=pt-br .
Fone - (88)988025876

domingo, 18 de outubro de 2020

Adeus ao Mestre Raimundo Aniceto

 


As perdas são sempre difíceis de se digerir porque, de alguma maneira, se fazem a antevisão da nossa partida e a dolorosa certeza da impermanência. Quando parte , então, um artista da tradição, a tristeza queima-nos como uma brasa ardente. É que eles não partem sozinhos : levam consigo um pedaço expressivo da nossa história, incineram livros importantes da biblioteca de nossas vidas. É como se , de repente, nos batesse uma orfandade atávica. Quem dançará conosco , agora, a ciranda ? Com quem ficou aquele pedaço de refrão que nos batia , como um mantra, nos ouvidos, desde a infância ? Quem tecerá conosco os fios do Trancelim ? Quem executará  agora o pas-de-deux, se ficamos sós no meio do tablado ? O encantamento do mestre Raimundo desaba sobre nós com a sensação de que pereceu o último soldadinho da chapada, que tombou a última timbaúba no sopé da serra. Mas a vida continua a desdobrar-se sob os sons agora distantes do seu pífaro, os meneios em carrossel do seu gingado. Como numa gigantesca Troça Carnavalesca, trocam-se os passistas, muda-se o porta-estandarte mas a festa deve continuar inebriante e vívida como uma reverência ao seu legado e a certeza de que viverá absoluto enquanto continuar o Corso nas ciclicidades das estações da existência. O Grande Mestre Raimundo está vivo !
 
Foto - Samuk

sábado, 17 de outubro de 2020

Lançamento da Revista Itaytera 2020 - 17 de Outubro

 O Instituto Cultural do Cariri lançou, no dia 17 de Outubro , a sua edição da Revista Itaytera de Nº 49 ( Editora "A Província- 340 páginas). O lançamento realizou-se na Praça Siqueira Campos em Crato com grande afluxo de pessoas. A edição 2020 da Itaytera foi lançada no mesmo dia de Crato elevado à condição de cidade ( há 167 anos) , nos 67 anos de instalação do nosso Instituto e comemorativa, também, dos 65 anos da nossa Revista. O evento teve a participação do jornalista Francisco José de Brito da Rede Globo, membro do ICC e que esteve no evento especificamente para o lançamento. Huberto Cabral fez-se nosso cerimonialista. Estiveram presentes representantes da nossa coirmã ICVC, nos nomes de Rosário Lustosa e Renato Casimiro, representantes da Secult/Crato Cléia Feitosa e Aninha.  Os primeiros 100 volumes esgotaram-se rapidamente, criando-se uma lista para entrega posterior. A edição 2020 homenageia o centenário do Xilogravurista Walderêdo Gonçalves ( capa da Revista e encarte interior da sua Via-Sacra) e dos odontólogos José Nilo Alves de Sousa, Gutemberg Sobreira. Foi homenageado, ainda, na solenidade o grande sociólogo Florestan Fernandes, também centenário neste 2020. O evento prestou ainda homenagens ao Dr. Ebert Fernandes Teles e ao Mestre Raimundo Aniceto que se encantaram nestes dias. Foram lançados ainda o cordel "Walderêdo - 100 Anos" ( trabalho coletivo da Academia dos Cordelistas do Crato), "A Majestade é a Vida" ( profa. Fabiana Vieira) e o livreto de poema "As Pegadas do Padre Cícero no Mauriti" ( prof. Marcos Eliano), com distribuição gratuita aos interessados. Uma grande plateia acorreu ao evento, tomando-se os sanitários cuidados necessários por conta da Pandemia da Covid-19.  


















































 

Natal do ICC - 19/12/2023

    O ICC comemorou seu Natal de forma festiva no Restaurante Monarca, em Crato, na noite de 19/12/2023, com a presença de mais de trinta só...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará