segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Lançamento do livro "Fragmentos" de Welligton Alves

 



No dia 06 de Setembro, no auditório do ICC, reformado, procedeu-se à solenidade de lançamento do livro "Fragmentos" de autoria de Wellington Alves, membro do ICC. O livro são fragmentos de memória da também iccceana Fátima Lemos,  odontóloga que partiu no ano passado. Trabalho como cerimonialista Huberto CabRAL. Presidiu a mesa o membro do Conselho Superior Émerson Monteiro. J.Flávio Vieira fez a apresentação do livro, sendo secundado pelo autor que, de forma emocionante, falou sobre a reconstituição literária da vida de Dra. Fátima Lemos. Em torno de 60 pessoas estiveram presentes ao auditório, entre amigos, familiares e admiradores de Fátima, que marcou, também a reabertura dos eventos presenciais per-pandemia.  

 

 

APRESENTAÇÃO DE “FRAGMENTOS”   WELLIGTON ALVES DE SOUSA

 

“Na entorpecida negra caverna da mente,

os sonhos constroem seu ninho com fragmentos

 caídos da caravana do dia.”

Rabindranath Tagore

 

 

 

                                         Na vida, amigos, vamos construindo nosso castelo de sonhos com a pureza translúcida dos cristais. Com cuidados e artes de joalheiros pomo-nos, pouco a pouco, a depositar na nossa mesa, para um banquete dionisíaco, o cálice da alegria,  a taça da felicidade, o vaso do gozo, o murano do sucesso, o prato diáfano da imortalidade.  Nos primaveris preparativos,  o festim parece perfeito, seguindo as regras mais rígidas das solenidades e da etiqueta. Comensais postos à mesa, entorpecidos pelo sabor das iguarias e pelo frutado do vinho, o Nirvana parece-nos próximo e enganosamente eterno. O peremptório , no entanto, carrega no ventre o feto da impermanência. De repente, o torvelinho do  vento vai desfazendo nosso ágape e arrebentando nossos cristais por sobre o mármore duríssimo do tempo. A vida, amigos, talvez se resuma nessa luta diuturna em juntar os estilhaços dos cristais dos sonhos, espalhados ao derredor da grande Távora dos dias.

“Quando um copo quebra, por mais que se recolham os fragmentos, algo ficará piscando no chão no dia seguinte.”

Fabrício Carpinejar

 

                            Diante do fragor do estilhaçar do vidro vem-nos tomados do estupor terrível de que nunca mais nossos cristais terão a refulgência e a beleza de que um dia desfrutamos. Por mais que colemos, cuidadosamente, os pedacinhos apanhados, por mais que encachemos os fragmentos com desvelos de criança diante do quebra-cabeças, fica-nos a certeza atroz de que a translucidez não é a mesma, de que os ajustes carecem de perfeição e de que a unicidade das peças perdeu-se em algum cantinho da sala de jantar.

                            Estamos hoje aqui reunidos, em tempos sombrios e tenebrosos, para celebrar, com amigos, familiares, admiradores, a reconstituição possível de um lindo cântaro de Murano que , no meio dos festejos da existência, se estilhaçou. E foram muitos os que beberam do sagrado vinho que ele continha, distribuído entre sorrisos largos e alegria incontida. Inconformados com o súbito espedaçar do cristal, eles se reuniram, na dura missão de reconstituir o benfazejo jarrinho. Entre eles, o anfitrião de todos, o querido Welligton  Alves de Sousa, Tom-Tom,  médico e poeta e que ficou perdido no meio da sala, como um Mateu , acossado pelo Jaraguá e, agora,  já não conta com a sua Catirina. Hoje apresentamos os fragmentos reconstituídos de uma vida vítrea e gloriosa, de uma distribuidora compulsiva de sorrisos fartos e de felicidade transbordante e que, certamente, não se conformaria em ver qualquer um de nós triste e desapontado. O cristal foi cuidadosamente refeito, podem ter ficado lá algumas imperfeições, alguns pedacinhos soltos ou mal encaixados. E trabalhamos em tempos soturnos, onde só o piscar tremeluzente das pecinhas  nos serviam de bússola e de sextante !  E foi, mais que tudo,  o desvelo incansável em refazer o vasinho que demonstra suas beleza e grandeza. A partir de hoje, Tom-Tom, os filhos, os irmãos , os parentes  e amigos de Fátima Lemos terão o conforto de saber que , se um dia o vaso de murano estilhaçou-se, agora ele brilha e rufulge, multiplicadamente e estroboscopicamente, , não mais em uma de suas faces cristalinas, mas em cada um dos pequenos estilhaços que um dia pareceram caídos, perdidos e espalhados na caravana dos dias.

Parabéns ao anfitrião da nossa Festa , Tom-Tom !

Fátima agora é um astro : vive e brilha em cada um de nós ! 

 

Crato, 01/09/21

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natal do ICC - 19/12/2023

    O ICC comemorou seu Natal de forma festiva no Restaurante Monarca, em Crato, na noite de 19/12/2023, com a presença de mais de trinta só...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará