segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Lançamento do livro "Baião de Dois" de Pedro de Lima - 01/12/2021

  

 No dia 01 de dezembro de 2021, de forma virtual, o ICC promoveu o lançamento do livro Baião de Dois de Pedro de Lima, membro do nosso sodalício. Em torno de sessenta pessoas estiveram presentes na nossa sala. O conclave foi dirigido pelo vice-presidente Marcos Cunha e contou com as apresentações de : Liana Brito de Araújo, professora da UECE; Francisco Assis de Souza Lima, psiquiatra, radicada em São Paulo,poeta e escritor; Joana Brito de Lima e Silva, doutora em Sociologia. Estiveram presentes na sala uma geração de caririenses intimamente ligada às artes: Tiago Araripe, Ronaldo Brito, Heitor Brito, Ana Cecília Bastos. 

Abaixo o release do livro de Pedro Lima , publicado pela Editora Confraria do Vento. 

 

BAIÃO DE DOIS - SONS E SABORES DO BRASIL
Autor: Pedro de Lima

As navegações portuguesas resultaram na invasão e exploração dessas terras, que seus habitantes chamavam de Pindorama, a terra sem males. 
A presença dos portugueses, ao mesmo tempo em que instaurou um processo de dominação, promoveu os primeiros encontros culinários e musicais. As galinhas, a farinha de trigo, as especiarias, vinhos e azeites, trazidos nas caravelas, juntaram-se à mandioca e aos feijões cultivados pelos povos nativos. Os tambores, os ritmos e danças africanos misturaram-se aos instrumentos musicais europeus, suas polcas e valsas.
O plantio de cana-de-açúcar incrementou o conflito já instaurado na colônia, com o instituto da escravidão. Negros africanos, indígenas e portugueses conviviam, em posições desiguais, no mesmo território. Depois, a colonização se intensificou e inaugurou novas iguarias e novos ritmos e danças brasileiros. Além do açúcar, as rapaduras e os doces de fruta tropicais, também se produziam as cachaças.  Os batuques e o samba nasceram e se desenvolveram simultaneamente a essas fusões.
Apesar da violência dos conquistadores, preservada pela atual elite dominante, o encontro de portugueses, indígenas e africanos escravizados formaram o Brasil. E criaram uma população multiétnica, e uma cultura que se caracteriza pela beleza e pela diversidade. BAIÃO DE DOIS - SONS E SABORES DO BRASIL, de um outro ponto de vista, reconta histórias brasileiras, ao mesmo tempo em que evoca canções e tradições alimentares originadas da miscigenação de nossos ancestrais. 
BAIÃO DE DOIS - SONS E SABORES DO BRASIL, editado pela Confraria dos Ventos, tem mais de 350 páginas e 23 xilogravuras do mesmo autor, Pedro de Lima.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Natal do ICC - 19/12/2023

    O ICC comemorou seu Natal de forma festiva no Restaurante Monarca, em Crato, na noite de 19/12/2023, com a presença de mais de trinta só...

Endereço - Av. Rui Barbosa, S/N - Crato-Ceará